Santa Catarina: Terra do Boi-de-Mamão, Renda de Bilro e Gastronomia Costeira

Santa Catarina é repleta de histórias e tradições enraizadas em sua cultura. Uma das manifestações mais emblemáticas é o Boi-de-Mamão, uma celebração que ecoa as antigas tradições locais, especialmente presente nos municípios do litoral, com destaque para Florianópolis, onde concentra o maior número de grupos.

O Boi-de-Mamão tem como elemento central a representação do boi, confeccionado com armação de madeira e bambu, coberto com papel e pano. A brincadeira segue um tema épico, retratando a morte e ressurreição do boi, com pantomimas das investidas, a simulação da morte, a encenação da cura e, finalmente, a ressurreição do animal. 

Além do boi, outros personagens como Mateus, Vaqueiro, Doutor, Urubu, Cavalinho, Cabrinha, Bernunça, Maricota, Cachorro, Urso-branco, Urso-preto e Macaco participam da encenação, cada um desempenhando um papel específico na trama.

Essa manifestação do folclore catarinense é tão arraigada na cultura local que, além de ser apresentada durante o período natalino e de carnaval, é comum encontrar grupos realizando suas apresentações ao longo de todo o ano, especialmente durante o verão. O Boi-de-Mamão é uma tradição que atrai a atenção e o interesse dos turistas, sendo valorizado como parte do patrimônio cultural do estado.

Além disso, a arte da renda de bilro, trazida pelos açorianos e preservada com esmero pelas mulheres das comunidades pesqueiras, é uma expressão única de habilidade e tradição, enriquecendo ainda mais o folclore da região.

Na gastronomia, os pratos à base de frutos do mar transportam os sabores autênticos da tradição pesqueira catarinense diretamente para o paladar dos visitantes. Cada prato conta uma história e evoca memórias ancestrais, fazendo com que cada refeição seja uma experiência verdadeiramente imersiva na cultura local.

Experimente a autenticidade da cultura local através de sua gastronomia e mergulhe nas tradições que tornam esta região tão única e encantadora.

Outros posts

Todo conteúdo aqui publicado é protegido pela lei de direitos autorais. Se interessou por algum conteúdo? Entre em contato conosco sobre como utilizar o material